10 de setembro de 2013

Intercâmbio Internacional "PLAY YOUR GAME" |Poggiardo, Itália| 7 a 14 de Setembro 2013



“PLAY YOUR GAME!”
PROJECTO INTERNACIONAL
Promovido por
JUMP IN, PROVÍNCIA DE PUGLIA,APOIO DE PUGLIA, MUNICÍPIO DE POGGIARDO
em colaboração com os países parceiros
ITÁLIA, PORTUGAL, GRÉCIA, MALTA, LITUÂNIA, TURQUIA

O projecto Play your Game, é um projecto cultural internacional, promovido pela Comissão GD para a instrução e cultura integrado no “programa juventude em acção”, organizado pela Associação Cultural “JUMP IN”, em colaboração com o município de Poggiardo e apoiado pela promoção de PUGLIA, pela Agência Regional de Turismo e da Região de PUGLIA e pelo Departamento do Turismo e Cultura para o Mar Mediterrâneo.
Este projecto vai ter lugar em Salento, durante oito dias, onde jovens, bloggers, lideres de opinião e jornalistas, vindos de Itália, Grécia, Lituânia, Turquia, Portugal e Malta, com o propósito de redescobrir os jogos tradicionais de todos os territórios, vão realizar o cruzamento e a ligação entre os jogos tradicionais e as suas raízes culturais enaltecendo as suas identidades e singularidades. 
Os jogos tradicionais expressam um grande sentimento de pertença e identificação com os locais, hábitos e aniversários das localidades. Estes jogos relacionados com as tradições das várias cidades e populações, referem-se a eventos e feriados tradicionais estritamente relacionados com a tradição de hábitos alimentares e outros aspecto da vida social. 
Este projecto representa assim uma oportunidade importante para valorizar o município, manter e apoiar as nossas tradições e cultura, tanto a nível nacional como internacional.
O projecto terá início com a observação de jogos tradicionais que fazem parte da herança cultural, que constrói a identidade cultural de uma população, disseminando desta forma a cultura de Salento e Puglia bem como a de todos os países participantes.
Salento é local antigo cheio de cultura, folclore e história.
As suas ruas são um local de encontro, onde as pessoas vivem e se conhecem, trocam ideias e diferentes pontos de vida, um local onde a cultura popular nasce.
Todos os participantes vão experimentar os costumes e as tradições através de jogos tradicionais estando directamente e efectivamente envolvidos. Durante o projecto os participantes vão participar em diversas experiências estreitamente relacionadas com peculiaridades locais, descobrindo a agitação social e cultural, a qualidade de vida local, bem como o sentimento de curiosidade e boas vindas por parte da comunidade local para com os estrangeiros.
O projecto vai ser desenvolvido através de um caminho de actividades e experiências criativas, direccionadas para a construção e promoção do diálogo, bem como o respeito entre as diferentes populações, através do conhecimento das semelhanças e diferenças culturais de cada país participante, utilizando para esse fim os jogos tradicionais e a expressão social da comunidade local, no passado e no presente.
Os seminários, conferências e debates, bem como as actividades enquadradas dentro do método de educação mão formal, são os ingredientes culturais deste projecto, que vão ter lugar em Poggiardo de 7 a 14 de Setembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário